quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Igreja Outeiro da Gloria - a missão e a descoberta


Gente hj tentei ir ao Outeiro e não consegui.Muuito triste!!! Amanhã (ops virou o dia então é hj rss) vou de tarde.


Para quem não sabe, eu quero me casar lá pq é uma Igreja de tradição na família do meu noivo e será no mesmo mês que os meus sogros casaram. Acho isso de tradição importante e seria tudo para mim fazer isso.

Antes, pensei: "Vou casar na Igreja de Santa Bárbara para homenagear mamãe!" Cai na realidade e vi que as únicas em homenagem a santa ficam em Vigário Geral e Rocha Miranda (sem chance).

Depois pensei na capela do Forte de Copacabana unida a Confeitaria Colombo do Forte. Nessa Colombo só reservam o lugar de terça a sexta é no máximo para 50 convidados.

Bem, no final das contas acho que tudo dará certo sendo no Outeiro e amando a idéia de ser passado para o Carlos e eu essa tarefa.


E a história de lá? E o estil oda Igreja? vamos lá:

"A beleza do local deslumbrou os portugueses desde quando chegaram a estas terras e, em especial, certo homem chamado Antônio de Caminha, natural de Aveiro. O grandioso panorama certamente lhe evocava o Deus Criador, artífice de tal maravilha. Buscando viver incógnito e solitário como um ermitão, Antônio, em 1670, refugiou-se numa gruta do chamado "Morro do Leripe", para lá viver em oração e contemplação. Dotado de talentos artísticos, esculpiu ele mesmo uma imagem da Virgem Maria, a qual, sob a invocação de Nossa Senhora da Assunção, ou da Glória, venerava em sua ermida.
A bucólica igrejinha faz parte dos tesouros da arquitetura barroca no Brasil. Suas características paredes brancas, emolduradas por pedras de granito, podem ser vistas de toda a planície do Aterro do Flamengo. Dois octógonos irregulares, alongados e interligados, compõem a nave central e a sacristia. Sobre eles paira a torre, de quatro faces, encimada por uma cúpula em forma de bulbo.

Transpondo as austeras portas de jacarandá, chamam a atenção do visitante as colunas de cantaria, primorosamente talhadas, e os azulejos portugueses ilustrados com temas bíblicos. Os três altares, em estilo rococó, são obra de Inácio Ferreira Pinto, e sobre o arco da capelamor encontra-se o escudo da Família Imperial Brasileira.

Em 1937, a Igreja de Nossa Senhora da Glória foi declarada Monumento Nacional, e em 1950 o Papa Pio XII conferiu-lhe o honroso título de Basílica Nacional da Assunção."

(Revista Arautos do Evangelho, Dez/2008, n. 84, p. 50-51)

Pontos positivos: a vista é lindaaaa de morrer da Baía de Guanabara, super tradicional, realiza casamentos para 200 pessoas (120 sentadas, 80 em pé --> cabe certinho no que eu quero). A igreja oferece a iluminação local e a música a combinar com o maestro ( não sei, a descobrir). Não tem restrição para nenhum dia da semana, mas o aluguel varia de acordo com o dia. A igreja também tem um salão para 250 pessoas. A duração da festa pode ser de até 4 horas, acabando impreterivelmente até as 24 horas. A reserva deve ser feita 1 ano antes ( o que me deixa preocupada é que a sogrinha para as bodas de prata dela foi reservar com 1 ano antes e já não tinha mais a data dela). Gente o livro que achei na net fala de cada igreja do Rio. ISSO MESMO!!!! CADA IGREJA!!


Vou aproveitar a maluquice e falar o que escrito sobre a Santa Margarida Maria que a minha amiga Mayra (Noiva em Prosa) irá se casar:

"É uam das igrejas mais requisitadas para celebração de casamentos com capacidade para até 400 pessoas, realizando a cerimonia no horário da noite e da manhã. Seu aluguel inclui a celebração, a iluminação e o tapete."


Minhas opções casando lá no Outeiro de local para festa: Casa Franklin, Hotel Santa Thereza, Casa Santa Thereza (a minha favorita!), Solar Real, Confeitaria Colombo,


Deixo vcs com 2 matérias interessantes sobre casamento. A primeria da Inesquecível casamento http://www.revistacasamento.com.br/revistas/rj/13/materias/rj13decoracao.pdf e o livro.

GENTE O LIVRINHO É O MÁXIMO AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH O PDOER, ADOREI O PODER. DIVIDIREI COM VCS:

http://books.google.com.br/books?id=Vl8iCXsF0G8C&pg=PA20&lpg=PA20&dq=igreja+outeiro+da+gloria+casamento&source=bl&ots=6HCtQHnt-B&sig=fxvETHD3qaZCpPDjGToXz-rS0mY&hl=pt-BR&ei=MlrNSqX4H6Tk8Abf1YyDBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9#v=onepage&q=santa%20margarida&f=false

3 comentários:

Natália Guerreiro disse...

vai ver ha um esquema de pre-reserva? dah uma chorada lah, diz qto isso eh impt pra familia e tal e coisa.

dependendo de qd vc case, lah tb tem a opcao do hotel gloria (meu sonho), q estah em obras no momento.

8 de outubro de 2009 às 01:59
Silvia disse...

Outeiro é lindo, será uma bela opção de Igreja. Adoro essas Igrejas antigas cheias de simbolismos e significados. A minha Igreja é mais ou menos da mesma época do Outeiro. Aliás eu sou suspeita pq eu adoro essas Igrejas bem Barrocas, tanto que antes de decidir pela minha eu estava pensando no Mosteiro.
Acho que essa revista tá com a Mayra, se não me engano foi em uma das revistas que eu dei para ela. Lembro que eu emprestei para ela logo que ela voltou de viagem, assim como uma lista enorme cheia de Igrejas dizendo quais tinham a data dela, quais não tinham. Espero em breve poder lhe ajudar mais com toda essa jornada também =)

Beijocas linda!

8 de outubro de 2009 às 09:20
Waleska disse...

ah me achei!
Ah² eu quero ver as fotos estranhas (ou engraçadas, depende do ponto de vista).

8 de outubro de 2009 às 11:11

Postar um comentário

 

©2009Intimo Feminino | by TNB