Mostrando postagens com marcador nutrição. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador nutrição. Mostrar todas as postagens

Arroz - quais são os tipos e diferenças

Gente, editei o de fibra porque meu mouse me odeia, fiz uma mágica, apaguei o texto e publiquei só o corpo da parada. Junto com isso, o calor me faz meio demente e estou tentando descobrir porque meu cágado me mordeu de forma violenta e tentou atacar meu cachorro (bizzaro né?). bJKS



-------------------------------------------------------------------------------------------------


O arroz faz parte da família dos cereais. O nome cereal deriva de Ceres, a deusa grega da agricultura e da colheita. E o arroz é um dos principais cereais presentes nos hábitos alimentares do cotidiano. Existem outros tipos e todo mundo me pergunta a diferença entre eles. São excelentes fotes de carboidrato, além de vitaminas do complexo B como tiamina, riboflavina e niacina. Sem contar que a combinação arroz e feijão oferece proteínas boas pois os aminoácidos complementam-se ( denominam-se de alto valor biológico, indispensáveis para o nosso organismo). A proporção certa de arroz/ feijão são de uma parte de feijão para 3 de arroz.

Tipos de arroz:

Arroz polido
Conhecido como branco apresenta diferença entre o comprimento dos grâos, com o curto e redondo com maior facilidade de empapar, sendo mais próprio para a preparação de arroz doce. O grão médio possui maior espessura , sendo próprio para a preparação de risotos. O arroz branco de grão longo é o mais próprio e utilizado para o arroz branco comum, uma vez que seus grãos tendem a ficar mais soltos.

Arroz parboilizado
É do tipo de grão longo e se diferencia do branco pelo processo térmico a que é submetido, com um cozimento sob pressão que promove a migração de nutrientes (vitaminas e minerais) presentes no farelo para o centro do grão. Agregando MAIOR VALOR NUTRITIVO ao alimento.

Arroz selvagem
É na verdade uma gramínea aquática com maior teor de proteínas, minerais e vitaminas do complexo B, sendo seu sabor permanecendo em maior harmonia quando reparado junto a carnes e aves.


Arroz integral

Remove-se apenas a casca, permanecendo o farelo. Fornecendo maio teor de fibras, sendo mais nutritivo que o polido. Seu tempo de cocção é mais prolongado. O arroz preto possui mioar valor nutricional e cerca de 30% a mais de fibras. Considerada a sensação entre chefs e gourmets, devido a características únicas como sua cor, lilás, que de tão forte se torna preto, pelo aroma levemente acastanhado e pelo sabor único. E riquíssimo em antocianinas, presentes no pericarpo, na película da semente e na fibra exterior do grão. O Journal of Agriculture and Food Chemistry, que avaliou o conteúdo de antocianinas de todos os grãos coloridos (preto, azul, rosa, roxo, vermelho e branco), os autores demonstraram que o arroz negro é o mais rico em antocianinas de todos os grãos estudados. Esse fator é extremamente relevante, visto o conhecido potencial das mesmas na prevenção das doenças crônicas, devido a diferentes ações, incluindo: antioxidante, anti-inflamatória, antiaterosclerótica, antineoplásica, hipolipidêmica e hipoglicemiante.


Gstou Lilian? Vê se na próxima consulta capricha no arroz pq ficar sem não está com nada. Cabe a nós escolhermos de acordo com a qualdiade. Bjks

Read More

Malhação pré altar


Bem, aqui estou eu pronto para sair de casa um pouco dolorida, mas feliz da vida porque voltei a malhar. A academia é um processo muito importante para manutenção da saúde, melhora da qualidade de vida, aumento da disposição e meu bom humor. Para o casório, eu tenho alguns objetivos incluídos que são importantes para o meu" tchau" não ser tão pelancudo como é agora.

Eu quero:
- aumentar a massa magra;
- definição;
- diminuir a massa gorda.

Para isso, já entrei com uma alimentação mais saudável antes, aumentei minha ingestão hídrica, iniciei um maior consumo de folhosos como alface, rúcula, agrião, chicória e outras para aumentar a minha saciedade. Pq? Pq quando eu malho, como que nem louca!!!!!

Após 7 meses parada, retorno hj as atividades e sinto vergonha. O professor falou que vou entrar para o programa master de idosos porque perdi muito do meu condicionamento neste período. Então, retornarei a malhação com muita calma, dando ênfase aos exercícios aeróbicos para estimular minha perda de peso.
Conversando com meu prof, ele disse que vamos começar a trabalhar de uma maneira generalizada, sem priorizar nenhum grupamento ainda porque eu não tenho condicionamento e a minha herança genétia não ajuda tb.
P.S.--> a massa corporal (entende-se peso) é maior em pessoas da raça negra (eu sou branca azeda que nem a parede da sala) com maior aptidão para exercícios de resistência.Alguns artigos defendem que a raça negra possui maior quantidade de fibra muscular do tipo branca que são de contração rápida, ideias para esportes de explosão e força (como nas provas de atletismo). É claro que existem exceções e outros fatores que influenciarão no processo.




Para o exercício, a constituição da alimentação tem que ser acompanhada. Afinal, vamos estar utilizando os carboidratos e a gordura para energia e não podemos desviar os alimentos protéicos da síntese muscular que tem como objetivo a hipertrofia. Vamos sim prestar atenção no tipo de carboidrato (simples e complexo), q horário fornecer no pré e pós exercício. E ainda, o tipo de gordura. Muita coisa né? Mas vamos pensar que morrer de fome para malhar não é a solução. O melhor é sempre fazer refeições regradas escolhendo muito bem de 3 em 3 horas para que após a esteira não venha aquela fome devastadora.

Lembrar também que a meta não é chegar naquele peso da conta do IMC que todo mundo faz em casa. O objetivo é saúde, a auto estima e qualidade de vida. Se vc chegar num peso em que você consegue praticar exercícios moderados (sem maluquice ok? atletas nem sempre são sinônimos de saúde), realizar suas atividades diárias, ter uma alimentação equilibrada e variada e ainda, olhar para o espelho todo dia falando eu me amo, ótimo.
Vamos prestar atenção nas neuras excessivas e não nos basear em artistas de TV. Afinal, eles ganham a vida através da imagem. O mundo hj dita padrões incompatíveis para muitas pessoas. Acabamos muitas vezes nos prendendo a isso e esquecendo que o principal parâmetro de comparação somos nós. Compare vc com vc e não com a Gisele Bundchen ou a Giane Albertoni OK?


Bjks a todas e indo para a Glória!!!

Read More

Os 7 milagres capitais para o dia do amigo!


Bem, depois de passear hoje feliz e contente pela enfermaria e ter visitado as minhas criancinhas e atualizado a dieta de todas, vejo um paciente meu chorando para o pai pedindo algo. Era refrigerante, mas quando me viu arregalou um olhão e saiu correndo. RSS me senti a má!!!!
Para quem não sabe, eu sou nutricionista, e nutricionista atuando na área infantil não é fácil. Eu devo parecer a bruxa do 71, a nazista das frutas ou algo do tipo. Embora eu sempre explique para os pais que a alimentação é importante para ( falo numa linguagem mais leiga ok?) cicactrização, renovação tecidual no pós operatório, amenize a toxicidade da quimioterapia (sim, uma das áreas que me especializo é nutrição oncológica). Dependo muito da ajuda da mãe para melhor aceitação da dieta proposta, mas muitas vezes as mães não colaboram comigo e trazem alimentos de fora não permitidos.


Então por favor pessoas vamos pensar o seguinte uma alimentação com frutas, verduras e legumes, rica em fibras, não é dieta. Deveria ser a alimentação de um pacato cidadão normalmente no dia-a-dia. As besteiras deveriam ficar 1 dia por semana.

Então meninas primeira coisa, comer isso não é dieta é reeducação alimentar, manter hábitos saudáveis previnem doenças crônicas como diabetes melitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e o próprio câncer. A principal questão da alimentação saudável deve ser sempre saúde, qualidade de vida e o corpo escultural por último.

Vamos a dicas importantes:

1 - Não comece sua reeducação alimentar pensando que é um sacrifício e que irá acabar. Alimentação é um hábito e reconheço que é difícil para qualquer humano mudar isso. Pensamento positivo na saúde!

2 - Um bom passo para quem gosta de beliscar é é primeiro criar regras de hora. Vc conseguir se proibir de comer fora do horário. Os alimentos consumodos fora dos horários da refeição ou auqeles laches rápidos são os mais omitidos nas consultas ao nutricionista.

3 - Que tal vc começar o seu diário alimentar? Seja honesto com vc mesmo já que será seu, anote, não fique neurótico!!! Pense não apenas na quantidade, pense na qualidade que fará muita diferença na balança. Gastar o seu valor energético do dia comendo apenas uma lanche do Mc Donalds e mais nada não é saudável. O metabolismo do seu corpo pode se acostumar a fazer maiores reservas energéticas se a sua privação compreender intervalos longos entre as refeições. Ou seja? Vc queimará menos e guardará mais!

4 - Tá agora vc vai vir com aquela desculpra pra mim que fica o dia inteiro na rua e não tem tempo de levar nada de casa. Olha, isso não cola muito comigo não porque faço a mesma coisa e consigo levar. Que tal levar na bolsa frutas que possam permanecer intacta por mais tempo como maçã, tangerina, pêra, para o trabalho? Não amassam e aquele lanchinho da tarde ou da manhã quebra o maior galho!

5 - COma de 3 em 3 horas para estimluar o seu metabolismo (em pequena qtde ok?)

6 - Beba mais água!

7 - Não adianta vc fazer uma restrição calórica absurda, comer folha o dia inteiro tirar tudo da sua alimentação, desmaiar, ter tonturas e perder rapidamente. Isso não é saudável e a tendência é vc recuperar esse peso perdido.

Mais dicas depois do post da loja de lingerie lá no centro!Bjks a todas!
Lembrando: eu sou nutricionista, não são informações a esmo e não posso passar dieta sem avaliar o paciente ou pela internet! Bjks a todas

MAIS UMA COISA: FELIZ DIA DO AMIGO!!!!!!SENDO AMIGA E DANDO DICAS INTERESSANTES PARA VCS PENSAREM!

Read More
 

©2009Intimo Feminino | by TNB